Uma vez que não consegui escolher apenas um tópico em especifico decidi falar um pouco da minha experiência a vários níveis, em termos de início de vida no exterior e sobre a experiência de começar numa nova e grande empresa.
Estou em Bristol no Reino Unido há um mês e três semanas. Creio que existe um fase inicial neste tipo de experiência, tal como nos relacionamentos amorosos, em que tudo é bonito e novo, enquanto existe novidades e descoberta a mente não pára e não pensa nas coisas menos boas ou então neste caso não pensa no que ficou para trás. Ainda não há tempo para saudade, para a solidão.
O meu inicio posso dizer correu bem graças a rede de contactos que se forma neste programa, felizmente quando cá cheguei ainda cá estavam membros do C9 que foram fantásticos e me apoiaram nos primeiros dias, um muito obrigado ao Amadeu, Filipe e
Milan. Felizmente não tive problemas em encontrar casa, fiz uns contactos ainda em Portugal e três dias depois de cá estar já tinha casa.
Graças aos rapazes do C9 consegui desde logo algumas pessoas o que também facilitou a minha integração, fiquei surpresa por saber que existe uma pequena comunidade portuguesa em Bristol.
Acho que uma ideia para o ICEP seria passarem os estágios de 9 meses para 1 ano, desta forma podia sempre existir esta troca entre Contactos.
No Reino Unido a integração é facilitada pelo facto de não existir uma grande barreira linguística, não que eles saibam falar Português (o inglês tipicamente só fala uma língua) mas sim porque todos nós, uns melhor outros menos bem, falamos Inglês. Imagino que deva ser bem mais complicado para os nossos colegas que estão na China ou Japão.
Não senti qualquer tipo de descriminação, toda a gente nas mais variadas situações foi simpática e sempre prontos a ajudar. No entanto senti que este país fica aquém da expectativa que tinha. A verdade é que nunca cá tinha estado e a imagem que tinha é aquela dada pelos media e pelos filmes mas nem todas as notícias passam no exterior e quando vejo diariamente notícias de pessoas que matam famílias inteiras e de que a taxa de alcoolémia nos menores esta a aumentar penso que eu não via este tipo de noticias sobre o Reino Unido antes de vir para cá. Não estou com isto a tentar fazer nenhum tipo de comparação com Portugal, porque aí também nem tudo são rosas quero apenas salientar a ideia de que nem toda a realidade de cada país é transmitida no exterior. O Reino Unido continua no entanto a ser um belo país cheio de boas oportunidades.
A empresa para onde me enviaram foi a Hewlett Packard (http://www.hpl.hp.com/bristol/) o que me agradou bastante e para aqueles que já estão a pensar nas impressoras: Não tem nada a ver com isso!
A HP Labs em Bristol, se não me enganaram é o maior centro de investigação da HP na Europa, fazem investigação em várias áreas, eu estou no TSL (Trusted Systems Labs) e embora seja uma área à qual nunca tinha dado atenção estou a gostar.
Uma das coisas que me espantou na HP foi as instalações. Existem várias zonas de lazer nas instalações onde as pessoas descansam ou trabalham de uma forma mais relaxada e existem um ginásio onde as pessoas podem praticar vários desportos.
Todo o ambiente é informal e felizmente não existe os formalismos do Doutor e do Senhor Engenheiro e mostram-se preocupados com o bem-estar das pessoas. Cada pessoa tem um espaço próprio para trabalho existindo ainda assim vários sítios onde as pessoas podem promover o trabalho em grupo.
Creio que a HP Labs segue uma boa politica em termos de ambiente de trabalho, e as empresas portuguesas provavelmente ganhavam ao adoptar sistemas semelhantes, não estou com isto a dizer que todas as empresas portuguesas funcionam mal, felizmente existem já exemplos nesse belo país que começam a ter ambientes de trabalho mais satisfatórios para o empregado.
Na HP existe também um ambiente com as mais variadas nacionalidades o que me permite lidar diariamente com Alemães, Polacos, Gregos, Austríacos, Indianos, Ingleses entre outros e as pessoas conseguem lidar com as diferenças e aproveitar claro para conhecer um pouco mais da cultura de outras nacionalidades.
HP Labs é sem dúvida um bom sítio para trabalhar e a minha experiência até agora de acordo com esta afirmação.
Para terminar posso dizer que tem sido uma óptima experiência, mas ainda assim, não troco o meu Portugal.
Andreia Esteves
Uma Portuguesa em Bristol
. Blogs C10